Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, maio 08, 2013

"João e Maria" Por Priscila de Oliveira Vieira

Moradora do bairro Santa Cruz, no Rio de Janeiro, deu à luz a casal de gêmeos com tom de pele diferente. 

No almoço do Dia das Mães de Priscila de Oliveira Vieira, haverá um lugar especial à mesa para "goiabada com queijo", "feijão com arroz" ou até "café com leite". Esse é o "cardápio" de nomes recebidos na rua pelo casal de gêmeos João e Maria de Oliveira de Siqueira Barbosa, de sete meses.

Maria é negra e João é branco. "Os dois nasceram da mesma cor. Mas, com o tempo, Maria foi amorenando. Até que virou esse meu "chocolate". Não parece um bombonzinho?" diz Priscila, feliz com a diferença. Segundo a mãe, João continuou bem mais claro que Maria, apesar de ter pego sol por recomendação médica. "Até que ele ganhou uma corzinha, assim como Henderson Barbosa, de 32 anos, o marido, pai das crianças"

Os gêmeos João e Maria já não podem nem andar na rua direito. A curiosidade é tanta que os pais precisam parar a toda hora. "Todo mundo me para no shopping perguntando: são gêmeos mesmo? Qual o nome deles? Foi parto normal? — conta a mãe, que tem duas irmãs gêmeas, mas da mesma cor".

Mas Priscila acha tudo isso divertido. "Quem tem intimidade comigo brinca: cores diferentes? Explica essa história direito. Mas, até hoje, não sofri preconceito". A avó Maria Lúcia de Oliveira, de 64 anos, olha para os netos e lembra-se do assédio que também viveu com as filhas gêmeas, já adultas. Elas também eram o chamego. Até hoje o pai as confunde. Acho que não é o caso dos meus netos” se diverte a avó.

Chances são de um a cada cem nascimentos - Já não é a primeira vez que a cegonha entrega bebês gêmeos e de cores diferentes na Zona Oeste do Rio. Já foi postado aqui, a história dos irmãos Nícolas (negro) e Davi Evangelista de Oliveira Silva (branco). Aos 10 anos, eles vivem em Campo Grande (RJ).

Para João Ricardo Auler, especialista em reprodução específica da Clínica Pró Nascer, na Barra da Tijuca, há controvérsias, já que "No Brasil há uma confusão entre mulato escuro e negro. O mulato escuro, se casar com um branco, pode ter um filho branco, do tipo alemão, ou um filho mulato. Mas o branco, casando com o negro, vai ter filho mulato porque o gene do negro é sempre o gene que define a cor" explica o especialista. Por Bruno Cunha / Extra

Gêmeos com cores de pele diferentes surpreendem pais, mas não os cientistas. Conheça outros casos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário