Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, maio 03, 2013

TSE - Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE)


Caros leitores,  

Minha irmã gêmea, Kesia Pompeu, me contou recentemente que, ao preencher o formulário RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral) observou a terceira pergunta em destaque acima – "Possui irmão gêmeo"? Fiquei curiosa, então, enviei um e-mail ao Tribunal Superior Eleitoral, para saber por que tal pergunta foi inserida no formulário. O atendimento foi ótimo e muito rápido. Aproveito para compartilhar com vocês a resposta abaixo:

À Senhora Jemima Pompeu (Protocolo de nº: 89465)

Informamos que a Resolução TSE 21.538/2003 trata do alistamento eleitoral e das informações que deverão ser prestadas no momento em que o cidadão é inscrito como eleitor. O Tribunal Superior Eleitoral realiza regularmente o cruzamento das informações constantes do seu cadastro com o objetivo de expurgar possíveis duplicidades ou pluralidades de inscrições eleitorais e identificar situações que exijam averiguação.

Uma duplicidade ou pluralidade de inscrições pode ocorrer quando são detectados dados iguais ou semelhantes, podendo ocorrer, em alguns casos, o cancelamento de uma das inscrições. No caso de irmãos comprovadamente gêmeos, ou seja, com mesma filiação, data e local de nascimento, uma vez informado pelo cidadão essa condição, a Justiça Eleitoral atribui um código específico no cadastro de ambos para evitar que as inscrições desses eleitores figurem em situação de duplicidade garantindo assim sua regularidade.

Ministra Cármen Lúcia
A Central do Eleitor agradece o contato em nome de Sua Excelência a Senhora Ministra Cármen Lúcia, Presidente do TSE.

Tribunal Superior Eleitoral - Central do Eleitor
Setor de Administração Federal Sul - SAFS - Quadra 7 / Brasília (DF) - 70070-600

Diante da relevância do assunto, quero ressaltar mais uma vez minha pergunta. Não seria interessante que todo cidadão gêmeo tivesse a gemelaridade informada nos documentos de identidade e passaporte também? Acredito que o número de fraudes reduziria, principalmente nos casos de gêmeos criminosos. 
O que pode ser feito para que nós (gêmeos) conquistemos este 'plus'?

2 comentários:

  1. Comigo e minha irmã aconteceu isso.. cancelaram o meu título porque achavam que era alguma fraude ou erro do sistema. tivemos que ir juntas a Junta Eleitoral com nossos documentos, para regularizar tudo. Depois disso não houve mais problema e pude continuar votando.

    ResponderExcluir
  2. Se cancelassem meu Título de Eleitor seria uma maravilha não ser obrigado a usar a "democracia" para eleger um "representante" do povo, embora eu goste de usar a minha "cidadania".

    ResponderExcluir