Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, junho 24, 2013

"Desobediência" documentário de Licínio Azevedo

A trajetória de uma mulher condenada por desobedecer a severas leis da tradição ancestral africana, inspira a narrativa do longa-metragem 'Desobediência', dirigido pelo produtor e escritor brasileiro Licínio Azevedo.

O filme será exibido no Café Antropológico, que acontece nesta segunda-feira (24), na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, Florianópolis (SC), seguido de discussão sobre o tema. A programação inicia às 20h, com entrada franca.

Coordenado pela professora Cristine Gorski Severo, do Departamento de Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, o debate terá participação da psicanalista Silvia Esposito, da Escola Brasileira de Psicanálise, e da antropóloga Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER)/UFSC.

O Café Antropológico é organizado pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI), Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O encontro cultural tem como objetivo ampliar a discussão sobre a produção audiovisual ligada às artes e à cultura, com abordagens no contexto das relações humanas e sociais.

Uma camponesa Moçambicana é acusada pela família do marido de ser a causadora do suicídio dele por se recusar a obedecê-lo, sendo por esse motivo julgada duas vezes. Primeiro, num julgamento tradicional, tendo um curandeiro por juiz. Depois, por um tribunal comunitário.

Produzido em 2002, com 92 minutos, o filme é realizado com participação dos próprios intervenientes da história, e o homem morto é interpretado por seu irmão gêmeo. Durante a filmagem, o realizador decidiu instalar uma segunda câmara para seguir o enredo de vingança sem fim. Uma montagem com tal complexidade, que vai do documentário à longa-metragem, não tem paralelo no cinema Africano.

Licínio Azevedo
Produtor e escritor brasileiro, Licínio Azevedo nasceu em Porto Alegre (RS) em 1951. É um dos fundadores da empresa moçambicana de produção de cinema Ebano Multimedia. Radicado em Moçambique desde 1975, trabalhou no Instituto Nacional de Cinema, acompanhando Ruy Guerra e Jean Luc Godard. Com o filme, conquistou o troféu de prata no Festival Internacional de Programas Audiovisuais (FIPA), realizado em Biarritz, na França, em 2003.

Café Antropológico exibe "Desobediência", um documentário dirigido por Licínio Azevedo.

Quando? Hoje! 24/06/2013 às 20hs, na Casa das Máquinas - Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 – Lagoa da Conceição / Florianópolis (SC). Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário