Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, julho 03, 2013

"A minha rotina virou de pernas para o ar" Rosana Jatobá

(Os gêmeos Lara e Benjamin, filhos da jornalista Rosana Jatobá 
e do empresário Frederico Mesnik)

A jornalista Rosana Jatobá está radiante com a maternidade. Quatro meses e meio após dar à luz seus gêmeos Benjamin e Lara, frutos do casamento com executivo Frederico Mesnik, ela já está mais acostumada à sua rotina agitada com dois bebês em casa e adora passar todo o tempo possível ao lado das crianças. Rosana está se saindo uma mamãe bem coruja. "Sou completamente apaixonada! Eu adoro acompanhar cada fase e estou fotografando tudo. Eles estão crescendo super bem, dentro do esperado e está tudo bem tranquilo". Longe da telinha há alguns meses, Jatobá já tem data para voltar ao jornalismo da Rede Globo. "Volto ao trabalho no dia 2 de julho, na apresentação do 'Jornal Hoje' do sábado". Confira abaixo a conversa com Rosana Jatobá:

- Como está o dia a dia com os gêmeos?
A minha rotina virou de pernas para o ar, vivo em função deles. Agora acordo duas vezes na madrugada para amamentar e tive que adequar o meu sono ao horário do sono deles. As reuniões de trabalho, eu procuro marcar na minha casa, para ficar perto das crianças e também tive que adequar o mestrado que estou terminando, pedi dispensa de algumas matérias e vou pouco para a universidade, faço as atividades mais em casa.

- Em breve você retorna ao trabalho. Como está se sentindo?
Já estou pensando em como vai ser deixá-los em casa. Sei que vou sentir muita saudade, mas vou ter que me acostumar. É importante que eu volte ao trabalho. Já estou com o coração partido.

- Como os gêmeos são?
Eles são um pouco agitados, o Benjamin é mais que a Lara. À medida que vão crescendo, você vai entendendo mais o que eles querem. Eu já sei diferenciar quando estão com cólica, fome ou sono. Agora eles já estão começando a se interessar pelo mundo, estão nos reconhecendo e sorrindo mais. O Benjamin é o mais curioso, quer ver tudo ao redor dele. A Lara adora passear pelo jardim de casa e é muito observadora.

- Foi difícil se acostumar a ter dois bebês em casa?
Eu senti muito cansaço. É um trabalho braçal. Todo dia eu faço questão de dar banho neles, que é o momento em que eles ficam mais tranquilos e também é quando faço a shantala [massagem indiana para relaxar o bebê]. É o momento em que fico mais cansada, porque tenho que pegar um bebê, dar banho, trocar, dar de mamar e colocar para dormir. Depois repito tudo com o outro. É bem estressante, mas estou adorando e tento me organizar de forma a guardar as minhas energias para cuidar deles.

- Já voltou a fazer exercícios físicos?
Tenho que ter músculos de aço! Por isso até intensifiquei a minha musculação. Já voltei a fazer atividades físicas no segundo mês deles, com musculação e um pouco de aeróbico, que é para perder os quilos que ganhei na gravidez. Ainda faltam perder 2 kg, mas agora é só com o tempo mesmo. E também não posso fazer dieta, minha médica desaconselhou porque pode prejudicar o meu leite.

- E como está a amamentação?
É um momento maravilhoso, é a maior intimidade da mãe com o filho. Eles têm um olhar tão profundo, tão forte. É um aconchego ótimo. É bom pensar que estou contribuindo com algo que é tão importante para o crescimento deles, que é o leite. Estou encantada de poder amamentar dois bebês. O máximo que puder, eu quero continuar.

- Algumas mães sentem dificuldades em amamentar. Como foi com você?
Foi um momento difícil sim. O leite só desceu para mim uma semana depois do parto. Tive que contar com a ajuda do banco de leite da maternidade e também fazer muitos exercícios, massagens. Tive sangramento e senti dor, o primeiro mês é o mais difícil. Mas tem que perseverar. Já tinham me falado que seria difícil, mas tem que ser forte, porque é muito importante para eles.

- Benjamin e Lara já começaram a comer outros alimentos?
A médica já autorizou dar papinha para eles. Faço papinhas de banana, pera e mamão. Eu costumo substituir por uma mamada, ao invés de dar de mamar em alguma hora do dia, eu dou a papinha.

- Qual o seu segredinho para cuidar deles?
Música. Eu ouvi muita música durante a gravidez, e agora serve para acalmar. Eu gosto de jazz, MPB e Lounge. Após a papinha, eu os levo para o quarto e fico ouvindo alguma música e sempre funciona! Em 20 minutos, eles já estão calmos e dormindo. Os dois também adoram dançar.

- Para você, o que é ser mãe?
Eu acho que é um exercício de doação, é uma entrega total. Um amor incondicional, não tem medida. Por Priscilla Comoti / Caras Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário