Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, julho 31, 2013

Fabiana e Mariana

(As gêmeas Fabiana e Mariana com a pequena Manuela, filha da Mariana)

Irmãs gêmeas compartilham a experiência da maternidade

Dizem que irmãos gêmeos univitelinos têm muitas coincidências ou, pelo menos, vivem situações parecidas, e esse tem sido o nosso caso. Desde muito novas, sempre tínhamos os mesmos amigos e interesses e, por isso, sempre fomos grandes amigas. Quando fomos cursar faculdades diferentes e começamos a trabalhar foi a primeira vez que deixamos de ter o convívio diário, tão próximo, como antes. Mas apesar disso, nós optamos pelo mesmo curso (jornalismo) e, coincidências à parte, nós duas casamos com jornalistas.

Com o tempo a vida fez com que a Mariana se mudasse a trabalho para Curitiba (nós somos de São Paulo). Isso foi há mais de dez anos e, há cerca de um ano, ela teve a pequena Manuela. Já, eu (Fabiana), continuo morando em São Paulo e acabo de ter meu primeiro filho, o Sergio. É muito ruim não termos mais a convivência diária, mas nos falamos quase todos os dias e estamos sempre 'conectadas', seja online ou mesmo em pensamento.

Como mães de primeira viagem, estamos vivenciando ao mesmo tempo, a experiência da maternidade e, portanto, ainda mais próximas. Acabamos de lançar o blog Mamãe Prática, que tem a proposta de reunir notícias, entrevistas, depoimentos, dicas e reflexões sobre a maternidade, com uma boa pitada de bom humor. Inicialmente, a ideia do site foi da Mariana e depois que engravidei, praticamente fui 'intimada' a fazer parte desse lindo projeto. Hoje é muito gratificante poder escrever e dividir com outras mamães os temas que envolvem gravidez, amamentação, preocupações e dilemas da maternidade.

Nossa infância - Ser gêmea é algo engraçado, todo mundo fala: 'olha, são gêmeas', 'são iguaizinhas', 'ah, mas essa tem uma pinta e a outra não', 'essa é mais alta' e por aí vai, mas sempre levamos esse tipo de comentário numa boa. Acho que com o tempo nos acostumamos a isso... Acreditamos que pelo fato da nossa mãe também ser gêmea, ela soube nos criar de uma maneira tranquila, considerando as diferenças e personalidades de cada uma, afinal somos apenas duas irmãs muito parecidas. Por exemplo, nunca nos vestíamos iguaizinhas, as roupas podiam até ter o mesmo modelo, mas as cores eram diferentes.

(Maria Fernanda, à esquerda, e Maria de Lourdes, na festa de seus 60 anos)

Do outro lado do oceano - A história da nossa mãe começa há mais de 63 anos, em Portugal, quando ela (Maria Fernanda) e a nossa tia (Maria de Lourdes) nasciam em Coimbra, Portugal. Gêmeas univitelinas, elas foram as únicas filhas dos nossos avós (Maria José e Manoel Branco). As duas 'Marias' sempre foram como 'unha e carne' e até hoje vivem 'grudadas', moram há poucos metros uma da outra e fazem tudo junto. Para nós a tia Maria de Lourdes (que não teve filhos) é como uma mãe e até os nossos maridos brincam dizendo que têm duas sogras!

Nossos avós viveram uma época de grande recessão e dificuldade em Portugal, por isso, juntaram-se a milhares de outros imigrantes e vieram para o Brasil no início da década de 1950, antes mesmo de a nossa mãe e tia completarem um ano de vida. E o mais improvável aconteceu em 18 de agosto de 1978 quando nossa mãe, já casada, deu à luz a gêmeas. No oito meses de gestação e crise de pressão alta, foi um parto cesariana de emergência que surpreendeu a todos quando o médico disse 'são duas!', afinal todo mundo acreditava que a nossa mãe teria somente um meninão. Como o enxoval tinha sido feito apenas para um bebê, a família teve que se mobilizar para poder acomodar, de última hora, as duas crianças!

Quando eu e a Mariana ficamos grávidas a primeira coisa que perguntamos na hora do ultrassom foi 'é um só mesmo?'. Por enquanto o destino não quis que fôssemos mães de gêmeos, mas se isso acontecer no futuro, acreditamos que vamos saber lidar de forma natural, afinal fazemos parte de duas gerações de irmãs gêmeas! Muito bacana poder compartilhar um pouco da nossa história!" Fabiana

Mariana Branco, que vive em Curitiba, nasceu oito minutos depois de Fabiana Fontainha, que mora em São Paulo. Ambas são jornalistas e editoras do blog Mamãe Prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário