Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, julho 19, 2013

Os trigêmeos Pedro, Paulo e Maria Salete Rachadel

"Eu, Pedro e Paulo somos trigêmeos. Pedro nasceu primeiro. Depois veio Paulo e por fim, eu cheguei ao mundo. Nascemos no rigoroso frio inverno de julho de 1957, na Praia de Fora, município de Palhoça, em Santa Catarina. É por isso que as imagens de quando éramos bebês nós costumamos aparecer sempre muito bem agasalhados. Meus pais, já falecidos (Eulália e José), já tinham sete filhos quando minha mãe engravidou de nós. Nossa família era muito humilde e por isso meus pais tiveram de contar com a ajuda de familiares, amigos, vizinhos e autoridades para poderem cuidar dos três rebentos.

Dá para dizer que nosso nas¬cimento entrou para a história da cidade quando o jornalista Manoel de Menezes, pai do colunista Cacau Menezes, foi até nossa casa e fez uma reportagem contando a nossa história. O jornalista acabou fazendo um apelo para que recebêssemos mais apoio, guardo com carinho este exemplar do jornal até hoje. Fomos manchete do jornal, pois na época o nascimento de trigêmeos era considerado um caso bem raro.

Depois daquela publicação, passamos a ser reconhecidos pela cidade. Todos os moradores de Palhoça que nos viam queriam nos pegar no colo. Minha mãe sentia o maior orgulho daqueles três bebezinhos que nasceram com peso médio de 2,5 quilos. Nossas roupas eram sempre iguais e estudamos sempre juntos até completarmos o Segundo Grau.

Também contaminada pela onda de solidariedade, dona Hermelinda Bianchini, então diretora do Colégio São José, prometeu à minha mãe que deixaria os trigêmeos estudarem de graça até a formatura. Que grande presente, podemos dizer hoje, com gratidão. Minha mãe ficou eternamente agradecida e orgulhosa. Afinal, educação é a principal herança que os pais podem deixar para os filhos. No colégio também éramos considerados famosos: sempre que havia uma festividade na escola a diretora nos apresentava aos visitantes. Éramos peças raras. São tantas histórias boas que vivemos...

Hoje estamos casados com filhos e netos. Tive dois filhos: Ivana, que é a mais velha e na segunda gestação cheguei a ser mãe de gêmeos. Eram dois meninos, mas infelizmente somente um deles sobreviveu. Hoje, meu filho Mateus já está com 28 anos. Tenho um neto, Gustavo, com cinco anos de idade. Pedro é casado e tem três filhos: Piero, Igor e Bruna, e a neta Érica. Paulo tem três filhos: Rafael, Paula e Patrícia, o neto Enzo e está no aguardo da chegada de mais dois bebês, as duas filhas dele estão grávidas. Cada vez que uma mulher da nossa família engravida, criamos muitas expectativas de que venham trigêmeos novamente. Quem sabe?

Neste sábado, dia 20 de julho, completamos 56 anos de vida. Este texto enviado ao Diário Catarinense foi a forma que encontrei para agradecer e homenagear Pedro e Paulo, ambos sempre ao meu lado e que, além de irmãos, são meus amigos e cúmplices. Muito obrigada por tudo. E feliz aniversário para nós!"
Maria Salete Rachadel, funcionária pública estadual aposentada, moradora de São José, Santa Catarina.

Obs: Adoraria receber um relato do gêmeo sobrevivente Mateus. Será que ele aceitaria participar deste projeto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário