Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, agosto 08, 2013

Como amamentar gêmeos?

Posso amamentar dois bebês ao mesmo tempo?

Vida de mãe de gêmeos não é exatamente uma tranquilidade. São choros em dobro, cólicas em dobro, roupas para lavar em dobro... Tudo é compensado pelo amor em dobro que você recebe, mas vamos combinar que, de vez em quando, bate um desespero: "Será que vou dar conta?" Com a amamentação não é diferente. A gente sabe que não é fácil, mas nunca é demais reforçar que o principal para dar tudo certo é manter a calma. Abaixo, você encontra respostas para as dúvidas mais comuns e sugestões que podem ajudá-la a manter o aleitamento materno por mais tempo.

Terei leite suficiente? - A produção de leite depende de estímulo. Quanto mais você amamenta, mais leite seu organismo produz. É um ciclo virtuoso. O que pode acontecer é o bebê não sugar adequadamente, o que irá machucar seus mamilos e não estimular adequadamente a produção de leite materno. Por isso, é importante ter o acompanhamento de médicos e enfermeiros na maternidade e fazer as consultas regulares com o pediatra. Para que seu corpo funcione bem, também é fundamental beber bastante água, manter uma alimentação balanceada e descansar um pouquinho quando seus bebês permitirem.

Como amamento gêmeos? - É importante que a mulher deixe o bebê esvaziar uma de suas mamas – nada de alternar o peito na mesma mamada. Isso porque o leite tem várias fases e a última parte, que 'desce' após uns 15 minutos, é a que tem maior teor de gordura e dá a sensação de saciedade à criança. Os dois bebês precisam receber esse leite. Porém, na mamada seguinte, a mãe deve inverter os lados – o filho que mamou no peito esquerdo mama no direito e vice-versa. Esse rodízio é importante para a criança fortificar os músculos dos dois lados da face.

Pode ser que um dos bebês tenha mais facilidade que o outro? - Sim. Cada bebê tem uma característica, um peso e um tamanho de boca. Além disso, nem sempre eles pegam o peito corretamente de primeira. Por isso, é importante que a mulher tenha um acompanhamento de um profissional que entenda sobre amamentação e possa orientá-la, seja no hospital ou nos bancos de leite. É possível ensinar aos recém-nascidos como sugar corretamente. Lembre-se de que a pega errada de um pode machucar o mamilo e prejudicar a amamentação do outro, além de deixar a mulher com dor. Não tenha medo de procurar ajuda se estiver com dificuldade.

Posso amamentar os dois ao mesmo tempo? - Sim, desde que a mulher tenha ajuda para posicionar os dois bebês na mama e esteja em uma poltrona confortável, para não sobrecarregar a coluna.

Posso estabelecer uma rotina para que os dois mamem em seguida e eu possa descansar melhor? - O mais recomendável é que os bebês sejam amamentados sob livre demanda, ou seja, na hora em que estiverem com fome, mas é possível otimizar as mamadas. Se um deles chora, amamente e depois ofereça o peito para o irmão. Tente amamentar os dois mais ou menos no mesmo horário. Isso pode, aos poucos, criar uma rotina.

E se meus filhos nascerem prematuros? - Bebês prematuros podem ter dificuldade para mamar no peito. Nesse caso, a opção é tirar o leite para eles, fazendo a ordenha da forma que se sentir melhor. Quem vai dizer se os seus filhos precisam de fórmula é o pediatra. Caso ele dê essa sugestão, não se desespere. Você pode tentar dar a fórmula como complemento sem suspender o aleitamento.

O que toda mulher que amamenta mais de um bebê precisa ter, é apoio - É importante ter uma pessoa que possa auxiliar a mãe a cuidar dos dois bebês. A amamentação só ela consegue prover, mas ajudar a dar banho, trocar fralda e cuidar da casa pode ser feito por terceiros. O apoio do pai é fundamental, mas qualquer pessoa que esteja ao lado da mãe no dia a dia também vale muito.

Tranquilidade - A mulher deve ter certeza de que pode produzir quantidade adequada de leite para sustentar seus filhos. As mães menos ansiosas geralmente têm mais sucesso na amamentação.

Cuidado com os seios - Verificar se a pega dos bebês está correta é o primeiro passo. Tomar banhos de sol no seios e lubrificar os mamilos com leite para prevenir machucados são hábitos que a mãe deve manter.

Alimentação adequada - Coma quando tiver fome. Não restrinja sua ingestão alimentar severamente, com a intenção de perder peso rápido. Ao amamentar gêmeos, o ideal é que a mulher se alimente de seis a oito vezes por dia. Leite, sucos e vitaminas de fruta ajudam a ingerir as proteínas e calorias necessárias. Beba muita água. Faça um acompanhamento com seu médico para saber se há necessidade de ingerir vitaminas para repor algum nutriente.

Fontes: Ana Cristina Abrão, professora da Unifesp e coordenadora do Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM - Unifesp). Livro E depois do parto? de Flávio Garcia de Oliveira, obstetra e ginecologista.
Por Marcela Bourroul / Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário