Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, agosto 21, 2013

Transplante de rim entre irmãos ganha novo capítulo no Paraná

Fabiano (irmão gêmeo de Fábio) recebeu o rim de Luciane (irmã gêmea de Silvane)
Irmãos tinham doença crônica e descobriram que irmãs eram compatíveis. Segundo transplante ocorreu nesta terça-feira (20) em Maringá.

A história de dois irmãos gêmeos que precisavam de transplantes de rins e encontraram nas irmãs, também gêmeas, as doadoras ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (20), em Maringá, no norte do Paraná. Devido uma doença renal crônica, o supervisor administrativo Fabiano Gomes da Silva passou por um transplante, recebendo o órgão da irmã, Luciane da Silva de São José. A cirurgia foi realizada na tarde desta terça-feira no Hospital Santa Casa de Maringá e durou cerca de quatro horas. De acordo com o hospital, o transplante foi realizado com sucesso e os dois irmãos passam bem. "Tudo ocorreu bem. O sentimento é de alegria para todos nós", disse Fábio Gomes da Silva, irmão gêmeo de Fabiano, ao G1. Segundo Fábio, a previsão é que Luciane permaneça mais dois dias no hospital, enquanto Fabiano deve ficar em recuperação por mais sete dias.

Fábio e Fabiano descobriram em 2011 que tinham insuficiência renal crônica. Após isso, foram realizados testes, que mostraram que as irmãs poderiam ser as doadoras, sem que os irmãos precisassem entrar na fila de transplantes. Eles tinham 98% de compatibilidade. Para escolher quem faria a doação para qual irmão, as gêmeas resolveram lembrar da infância para tomar a decisão. Elas contaram que, quando brincavam ainda pequenas, escolhiam um dos irmãos para ser o 'filho'. No caso, Silvana cuidava de Fábio, enquanto Luciane cuidava de Fabiano. Cuidados que se concretizaram com as doações.

Em setembro de 2012, o gêmeo de Fabiano, Fabio Gomes da Silva, recebeu o rim de sua irmã, Silvane da Silva Minatel, gêmea de Luciane. Quase um ano depois, ambos passam bem e já retomaram suas atividades normalmente. "O sentimento hoje é de felicidade, de ver ele [Fábio] podendo fazer todos os planos. Eu faria tudo de novo se fosse preciso", disse Silvane. Agora, foi a vez de Fabiano e Luciane realizarem a cirurgia. "Um rim meu estava funcionando 20%, e o último exame que fiz estava em 10%. O doutor disse que estava na hora de fazer", explicou Fabiano, antes de fazer a cirurgia nesta terça-feira.
(Fonte: G1 PR, com informações da RPC TV Maringá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário