Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, setembro 30, 2013

Mães que deram à luz a trigêmeas em Belém precisam de doações

As trigêmeas de Tatiane Brito nasceram na quarta-feira, 25, em Belém, Pará. 
A mãe conta com a ajuda da irmã para cuidar das meninas / Foto Nilson Chucre

A nova Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, conhecida como Nova Santa Casa de Belém, ganhou esta semana seis novas e especiais ocupantes. Dias antes do início da transferência das pacientes para o novo espaço, a Santa Casa registrou o nascimento das trigêmeas de Tatiane Brito, 25 anos, e Mônica Lopes, 23. A primeira deu a luz na noite da última quarta-feira, 25, e a segunda no dia 17, ambas de parto prematuro.

Proveniente do município de Moju, no nordeste paraense, Tatiane Brito descobriu que estava esperando trigêmeas durante um ultrassom feito aos cinco meses de gestação. "Quando soube que esperava três meninas, fiquei surpresa e bastante nervosa. O próprio médico tentou me acalmar na hora, mas eu não respondia", relembra. "Meu marido também ficou assim. Já tínhamos outros dois filhos para criar. Mas agora estou feliz, me sinto abençoada", diz.

A cesariana aos oito meses de gestação ocorreu um dia antes do início da transferência de pacientes para o novo prédio da Santa Casa. A equipe médica avaliou que Tatiane podia ser transferida para a unidade materno-infantil. Auxiliada pela irmã, que divide com ela a tarefa de cuidar das trigêmeas, Tatiane elogiou o trabalho desenvolvido pela Fundação.

"Estou muito feliz e me sentindo em casa nesse novo espaço - a enfermaria 11 da ala Santa Teresinha -, que é muito confortável. E a equipe daqui me atendeu muito bem e as minhas filhas estão com saúde, o que é mais importante". Os nomes das meninas ainda não foram escolhidos, mas a mãe já tem uma exigência: que todos iniciem com a mesma letra do seu nome.

Já a dona de casa Mônica Lopes, que veio de Castanhal, apresentou problemas de pressão alta durante a gravidez, que precisou ser interrompida aos sete meses. "Descobri que estava grávida de três meninas quando estava com cinco meses de gestação. Foi uma surpresa. Até então o ultrassom havia identificado apenas duas", conta Mônica. As trigêmeas estão na Unidade de Tratamento Intensivo da Neonatologia da Fundação, pois ainda requerem cuidados. De acordo com a enfermeira Rosana Nunes, as crianças precisam ganhar peso.

Doação - As duas recém-mamães se esforçam para se adaptar à nova realidade, mas por serem de famílias com poucas condições financeiras estão aceitando doações de produtos de higiene, fraldas, berços, leites ou mantas para as crianças. Quem quiser colaborar pode ligar no telefone (91) 4009.23.51 da Santa Casa.

Texto de Nilson Cortinhas - Santa Casa
Fone: (91) 4009-2258 / (91) 81347688
Email: nilsoncortinhas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário