Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, outubro 07, 2013

Péricles de Freitas Druck, pai das gêmeas Caetana e Mariana

Péricles Druck / Foto Fernando Gomes - Agência RBS
Patricia Fossati, ex-mulher de Péricles Druck com as filhas gêmeas Mariana e Caetana
Depois de 28 anos, o empresário Péricles Druck fala pela primeira vez sobre a liquidação dos bancos Sulbrasileiro e Habitasul na década de 80. Quase três décadas depois de ser tornar protagonista de uma das maiores crises bancárias da história do país, Druck convive com os quatro filhos e os cinco netos, à frente de um grupo com negócios em quatro Estados e 3,2 mil funcionários.

Às vezes, do céu ao inferno são apenas alguns passos. E a vida pode mudar rapidamente. Mesmo. Péricles de Freitas Druck era um dos empresários mais badalados do Estado na década de 1980. Frequentava altas rodas e tinha a confiança dos gaúchos. Seu banco, Habitasul, chegou a ter 1,6 milhão de cadernetas de poupança. Habitué de colunas sociais e alvo do noticiário econômico, enfrentou uma reviravolta em 1985 quando o sistema financeiro gaúcho quase quebrou – com ele como um dos protagonistas. Depois da intervenção no Sulbrasileiro, mais tarde estatizado e transformado no Meridional, quebraram também Habitasul, Maisonnave e instituições menores.
A crise foi tão grande que foi preciso que um avião aterrissasse no Salgado Filho carregado de dinheiro. Nem isso foi suficiente para fazer frente à corrida de poupadores e correntistas, temerosos de novas quebras.

Pela primeira vez em 28 anos, o advogado e jornalista porto-alegrense fala sobre detalhes do episódio que marcou a história econômica do Estado e o impediu de atuar no mercado financeiro por décadas e dos processos que sofreu. No mesmo escritório de onde acompanhou a intervenção do Banco Central, com uma bela vista do Guaíba, no centro de Porto Alegre, concedeu longa entrevista a ZH, dividida em dois dias. Conta que 1985 ainda lhe reservaria uma dor maior, impensável para qualquer pai ou mãe. No final do ano, a filha Adriana, 18 anos, morreu em um acidente de carro. E comenta a prisão "midiática" por outro caso – denúncias de venda de licenças ambientais em Florianópolis. Aos 72 anos, tem os filhos Péricles e Andrea para dirigir as indústrias e o empreendimento de Jurerê (SC). Ainda passa tempo com as filhas gêmeas de nove anos Caetana e Marina e os cinco netos.

"Bidivorciado" e hoje sem namorada, tem projetos imobiliários bilionários no Estado e em Santa Catarina. Diz que sua "reconstrução", pessoal e profissional, segue até hoje. Afirma ter vendido 80% de seu patrimônio para pagar dívidas. Mas ainda comanda um grupo empresarial dividido em negócios industriais e imobiliários que empregam 3,2 mil funcionários em quatro Estados.
A matéria completa de Maria Isabel Hammes, você lê na íntegra no Zero Hora

*Empresário, advogado e jornalista, Péricles de Freitas Druck nasceu em 1941, na cidade de Porto Alegre / RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário