Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, outubro 08, 2013

"Dois Rios" Por Tatiana Salem Levy

Obra mostra infortúnios de irmãos gêmeos

"Dois Rios" é o mais recente livro da jovem escritora Tatiana Salem Levy, que já foi publicado na Itália e em Portugal. O mar permeia a obra, que descreve as belezas naturais das praias de Dois Rios, litoral do Rio de Janeiro, e de uma ilha em Córsega, localizada no sul da França. "O mar tem uma relação com o tempo, no mar o tempo não é das horas", reflete Tatiana. São nesses dois ambientes que se desenrola o triângulo entre os irmãos gêmeos Joana e Antônio e a francesa de cabelos revoltos Marie-Ange.

Narrado em primeira pessoa, o livro é dividido em duas partes. Na primeira, a irmã conta a história; na segunda, o irmão. De um lado, Joana vive refém da culpa e presa a uma mãe obsessiva; do outro, Antonio viaja pelo mundo trabalhando como fotógrafo profissional. Em ambos os relatos nota-se o constante retorno ao passado como forma de explicar a solidão e a angústia vivida pelos irmãos. "Existe uma relação de amor muito forte entre eles. São irmãos gêmeos que depois da morte do pai passam por um episódio não dito que permeia o futuro deles e que acaba por separá-los", conta Tatiana.

Já a personagem francesa age como um objeto de libertação para as causas que mais perturbam Joana e Antônio, a libertação e a espera, respectivamente. "Ela meio que existe, meio que não existe. Ela é como se fosse o 'Outro', o desconhecido que te transforma", explica a escritora.
A questão do tempo é outra característica presente na obra, pois as histórias contadas pelos irmãos acontecem ao mesmo tempo. "A ideia de que as coisas não podem acontecer na vida ao mesmo tempo é impossível, mas na literatura podem. Isso me chama muito a atenção", conta.

Autora: Tatiana Salem Levy
Processo criativo - Tatiana vive um momento fértil em sua vida profissional. Atualmente, adotou Lisboa como sua cidade inspiradora e desenvolve seu terceiro livro, ainda sem título. Para a escritora, o processo de criação é peculiar e constante. Ela começa sempre escrevendo os romances em terceira pessoa, mas rasga tudo e reescreve fazendo uso de um personagem-narrador. Foi assim em seu primeiro livro, "A Chave da Casa" e também em "Dois Rios". "Ao escrever em primeira pessoa, eu me sinto mais confortável, pois posso explorar mais a personalidade dos personagens", conta. Por Vinícius Lacerda / O Tempo

A escritora e tradutora Tatiana Salem Levy nasceu em Lisboa, dia 24 de janeiro de 1979. Descendente de judeus turcos, ela nasceu durante a Ditadura Militar, quando a família estava exilada em Portugal. Nove meses depois do nascimento, voltaram para o Brasil, beneficiados pela Lei da Anistia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário