Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, outubro 09, 2013

"Twin Ambitions" Por Mo Farah

Mo Farah (pai de gêmeas) e o irmão gêmeo Hassan Farah (casado com uma gêmea)
"Twin Ambitions" é muito mais do que a autobiografia de um grande campeão olímpico. É uma história comovente de um homem que cresceu em circunstâncias difíceis, foi separado de seu irmão gêmeo aos 8 anos, e se esforçou para superar obstáculos aparentemente intransponíveis para realizar seu sonho. No lançamento do livro, Mo Farah falou ao jornal The Telegraph, sobre como sentiu falta do irmão gêmeo nos 12 anos que viveram separados:

"Sempre que as pessoas me perguntam como é ser gêmeo, sempre digo que é uma conexão especial. Sempre sinto quando meu irmão Hassan está chateado ou doente e ele sente o mesmo sobre mim e me liga, ou eu ligo. Difícil explicar essa conexão pra quem não é gêmeo. Somos melhores amigos desde quando nascemos. Meus pais se conheceram quando meu pai voltou do Reino Unido, onde estudava. Logo que ele chegou à Somália, eles se casaram e nós nascemos. Hassan nasceu primeiro. Vinte nove anos depois, minha esposa concebeu gêmeas. Hassan se casou com uma gêmea. Acho que nossa vida está marcada por gêmeos!

As pessoas descrevem minha infância como pobre e cercada por guerra, mas na verdade na minha cidade natal não tinha soldados e éramos sortudos por termos o necessário. Quando tínhamos cinco anos de idade, minha mãe disse que iríamos morar com nossos avós e o meu pai voltaria para estudar e trabalhar no Reino Unido. Cresci acostumado a não ter a presença do meu pai. Entendia o motivo por qual ele era ausente, mas não aceitava. Um ano depois da mudança, a guerra estourou e liquidou cidades. Tivemos sorte por escapar vivos. Gostava muito de ver desenho e sempre procurava um vizinho com televisão para poder assistir, isso se não tivesse queda de energia na rua. Aí eu corria pra outra casa com luz acesa e a energia caía de novo e lá eu corria de novo para a próxima casa para terminar de ver meu desenho, acho que essa corrida toda já foi preparando meu caminho.

Aos cinco anos entramos na escola que era bastante rígida - qualquer mau comportamento apanhávamos com vara. Os estudos basicamente era o Alcorão, francês e um pouco de história. Tudo era muito difícil pra mim, pois sofria de dislexia. Então eu decorava minha lição antes e fingia ler na classe. Mas Hassan era muito inteligente e aprendia rápido. Essa é uma das poucas diferenças entre nós. Depois que meu avô faleceu, minha avó decidiu se mudar para a Holanda e morar com uma tia minha. Fiquei inconsolável. Depois de Hassan, minha avó era a pessoa mais próxima que tinha e estava determinado a me mudar com ela e Hassan. Minha mãe disse que íamos nos mudar também para Europa e antes iríamos visitar nosso pai em Londres.

Muitos especulam como fomos separados por 12 anos, mas dias antes de viajar para Londres, Hassan ficou muito doente e impossibilitado de viajar. Então fomos eu, minha mãe e irmãos mais novos e Hassan ficou com parentes até melhorar e ir também. Achava que ficaria sem ver Hassan por só alguns dias, mas se soubesse que passaria tanto tempo ser ver meu irmão gêmeo, ficaria devastado. A Inglaterra era muito diferente da minha cidade natal e achava que estaria perto da Holanda e seria fácil visitar minha avó. Experimentei chocolate pela primeira vez e era o melhor gosto do mundo...também tinha muitos brinquedos e um quarto só pra mim! Apesar de gostar da privacidade, nunca me acostumei a dormir sozinho.

Eu iria começar a estudar em Londres e meu pai explicou que não poderia visitar minha avó por hora. Ele também ficou de trazer Hassan, mas não trouxe. Percebi que meus pais começaram a se distanciar. Eu tinha oito anos. Anos depois descobri que meu pai procurou meus parentes e Hassan em nossa cidade natal, mas eles não foram localizados e meu pai precisou desistir da busca. Eu sempre culpei e ressenti meu pai por me separar do meu irmão gêmeo. Meus pais se divorciaram e eu quis morar com uma tia, já que tinha feito muita amizade com um primo e não queria passar pelo trauma da separação de novo. Minha mãe voltou depois pra Somália para procurar meu irmão gêmeo e investigou vilarejo por vilarejo em sol ardente. Depois de nove anos de busca, nos reencontramos.

Em 2003, Hassan se casou e achei que seu casamento era o momento certo para voltar. Consegui férias do treino e juntar dinheiro suficiente para a viagem e presente de casamento. Meu irmão foi me buscar no aeroporto e pela primeira vez em anos, não senti mais o vazio que sentia. Eu e meu irmão somos parte da mesma pessoa. Meu sonho é agora conviver com nossas famílias juntas, nossas esposas e nossas crianças brincando". (Texto traduzido por Olivia Pompeu)

O atleta Mo Farah, nasceu em Mogadishu, na Somalia em 1983. Quando criança, ele passou um tempo em Djibouti antes de se mudar para a Inglaterra. Mo Farah vive em Portland, Oregon com sua esposa Tania e suas três filhas Rhianna, e as gêmeas Aisha e Amana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário