Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, junho 29, 2010

Celia & Celma Mazzei

(Celia e Celma / Foto Christian Agabiti)

Celia e Celma começaram a cantar, ainda crianças, na cidade de Ubá, em Minas Gerais – onde nasceram. Foi no programa Hora do Guri, da Rádio Educadora, que a dupla tornou-se conhecida cantando “jingles”. Durante a infância, viam a mãe cozinhar em fogão à lenha, com pesadas panelas de pedra - ritual que elas repetem nos dias de hoje, fazendo comidas típicas mineiras.

Estudaram música no Rio de Janeiro e se diplomaram pelo Instituto Villa-Lobos. Já se apresentaram no Japão cantando música brasileira, durante seis meses. Em 1990, participaram da novela Ana Raio e Zé Trovão, da extinta TV Manchete, como Luminada e Luminosa. Produziram, dirigiram e apresentam o Programa Celia & Celma, no Canal Rural, de 1998 até 2007.

Celia & Celma têm LPs e Cds gravados, destacando-se o Cd "Ary Mineiro" homenagem ao ilustre conterrâneo, o compositor Ary Barroso. As cantoras gêmeas também lançaram o livro Do jeitinho de Minas - culinária regional, publicado pela Editora Senac São Paulo. A obra foi agraciada com o prêmio Gourmand World Cookboook Awards, na China. Maior prêmio da literatura gastronômica, na categoria melhor livro de culinária regional.

As autoras estiveram na cerimônia de entrega que foi realizada em Abril de 2007, no Dragon Spring Hotel em Pequim. Vejam fotos aqui. O livro resgata a cultura popular brasileira, mesclando a culinária mineira ao folclore regional e à música. A dupla musicou 15 das 165 receitas que compõem o livro, no CD que acompanha a obra.

“Transformamos as receitas em versos e cada uma recebeu uma melodia e ritmo diferente." Ver os clipes produzidos e exibidos pelo Canal Futura, aqui. São seis capítulos divididos entre bolinhos, sopas, salgados, doces festivos, doces de tacho, pães e broas.

Incrementam o livro ilustrações de miniaturas confeccionadas em argila e feitas pelas próprias autoras. O prefácio vem assinado pelo cartunista Ziraldo e a orelha do livro é de J.A.Dias Lopes (Revista Gula / Caderno Paladar - Estado de SP)
Contato para shows: liviamannini@yahoo.com.br



Foto 1: Cena da novela Ana Raio e Zé Trovão. Celia e Celma (Luminada e Luminosa) com Giuseppe Oristânio (João Riso) e os gêmeos Denis e Demian(Cotonete e Orelhinha).

Foto 2: Celia e Celma com os gêmeos, Paulo e Chico Caruso.
Foto 3: Carnaval em São João Del Rey, fotógrafo Jairo.
Foto 4: Celia e Celma no camarim, antes do show.

*Celia e Celma atuaram na novela "Ana Raio e Zé Trovão" que o SBT está reprisando de Segunda à Sábado às 22:10 hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário