Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, setembro 10, 2010

Papai

Papai foi um homem simples que veio do interior de São Paulo para tentar uma vida melhor na capital paulista – já casado e com quatro filhos. Ele foi um homem austero e ao mesmo tempo doce e generoso. Brincava com todo mundo, tinha um sorriso fácil e gostava de prosear.

Lembro das viagens que marcaram minha infância. Eu e minha irmã gêmea fomos algumas vezes com ele ao estado de Minas Gerais. Entre as cidades que conhecemos, estão São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso e Passos. Biscoito de polvilho, doce de leite, queijo mineiro...Só trem bão! Foi em Minas Gerais que me esbaldei embaixo de um pé de ingá carregado e cometi o pecado da gula. Foi lá que montei num cavalo pela primeira vez e me diverti a beça numa cachoeira que devia ter uns 30 metros de queda d’água. Uma maravilha da natureza escondida no meio da mata.

Conheci coisas típicas do mundo rural. Lá, eu aprendi o que é monjolo, moinho, embornal, pinguela, curral, pilão etc. (Pois é leitor, eu sou da geração X. Na minha infância não existia tanta tecnologia, então eu brincava com aquilo que meus pais apresentavam. Hoje, as crianças já nascem com o mouse na mão. São outros tempos, outras gerações, mas tudo bem...)

Voltando. A paçoca que papai fazia no pilão era primorosa. Lembro que enquanto ele socava o amendoim, contava uns causos interessantes que mexiam com a minha imaginação lúdica. Era uma delicia ouvir suas histórias e comer aquela paçoca produzida com tanto capricho. Papai tinha caráter firme, hombridade e lisura. Com ele aprendemos que honestidade nunca foi virtude – sempre foi obrigação. Papai nos ensinou o jogo do contente, sem nunca ter lido “Pollyanna” de Eleanor H. Porter.

Enfim, parafraseando Rolando Boldrin, papai foi embora 'fora do combinado' em maio de 1996. Dele herdei o senso de humor e a capacidade de rir de mim mesma. Ele deixou bons conselhos e um deles eu guardo com muito carinho. "Filha, seja feliz nem que for por teimosia!"

Obrigada papai, eu me tornei uma pessoa muito teimosa!

Um comentário:

  1. Lindo Je. Do jeitinho que me lembro.
    A saudade bateu aqui.
    Grande beijo.
    Alessandra Rebouças.

    ResponderExcluir