Doação de óvulos já é uma realidade no Brasil; As mulheres tem adiado cada vez mais a maternidade e quando pensam em ser mães, a produção de óvulos já não está mais a todo vapor.
Além disso, há aquelas que possuem problemas de saúde que afetam a fertilidade. Nestes casos, uma das saídas para realizar o sonho da maternidade são os tratamentos de fertilização e a doação de óvulos.
A doação de óvulos ainda não é algo tão comum quanto a doação de sêmen, embora ambas representem atos de amor ao próximo e de desprendimento.
"Eu diria que as mulheres aceitam melhor a doação de óvulos do que os homens aceitam a doação de sêmen, por mais que o DNA da criança seja o da doadora, é a receptora que vai engravidar. Ter um bebê com a carga genética diferente perde a importância diante de tudo isso", explicou o ginecologista Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano de São Paulo.
Quem pode doar: Não há no Brasil, uma legislação específica sobre o assunto. Todavia, Cambiaghi afirmou que óvulos não podem ser vendidos e a mulher que opta por doá-los o deve fazer anonimamente.
"A doadora deve ser uma mulher jovem, de até 35 anos, que tenha produzido uma boa quantidade de óvulos. E os óvulos congelados não tem prazo de validade, portanto podem ser doados também” destacou o especialista Cambiaghi.
Ao aceitar uma doação, a receptora tem acesso a dados gerais e raciais da doadora. Os médicos condenam, no entanto, a tentativa de selecionar características físicas para o bebê. A maioria das clínicas de fertilização conta com bancos de óvulos onde os casais podem encontrar a chance de ter um filho.
"Quem doa mostra uma liberalidade e um ato solidário. Preocupo-me apenas com a receptora, pois o casal tem que estar em muita sintonia para receber a criança como uma benção e não como um problema", afirmou Ogeda"
Por Juliana Crem / Portal Terra
O único acervo online no Brasil, dedicado aos gêmeos adultos e familiares, criado em março de 2010 com o propósito de reunir todos os tipos de histórias de gêmeos (adotados, sobreviventes, univitelinos, bivitelinos, siameses etc). O principal objetivo é encontrar gêmeos desaparecidos. Você é gêmeo (a) ou tem gêmeos na família? Envie sua história por e-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário