Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, março 31, 2011

"Doação de óvulos" Por Juliana Crem

Doação de óvulos já é uma realidade no Brasil; As mulheres tem adiado cada vez mais a maternidade e quando pensam em ser mães, a produção de óvulos já não está mais a todo vapor.

Além disso, há aquelas que possuem problemas de saúde que afetam a fertilidade. Nestes casos, uma das saídas para realizar o sonho da maternidade são os tratamentos de fertilização e a doação de óvulos.

A doação de óvulos ainda não é algo tão comum quanto a doação de sêmen, embora ambas representem atos de amor ao próximo e de desprendimento.

"Eu diria que as mulheres aceitam melhor a doação de óvulos do que os homens aceitam a doação de sêmen, por mais que o DNA da criança seja o da doadora, é a receptora que vai engravidar. Ter um bebê com a carga genética diferente perde a importância diante de tudo isso", explicou o ginecologista Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano de São Paulo.

Quem pode doar: Não há no Brasil, uma legislação específica sobre o assunto. Todavia, Cambiaghi afirmou que óvulos não podem ser vendidos e a mulher que opta por doá-los o deve fazer anonimamente. 

"A doadora deve ser uma mulher jovem, de até 35 anos, que tenha produzido uma boa quantidade de óvulos. E os óvulos congelados não tem prazo de validade, portanto podem ser doados também” destacou o especialista Cambiaghi.

Ao aceitar uma doação, a receptora tem acesso a dados gerais e raciais da doadora. Os médicos condenam, no entanto, a tentativa de selecionar características físicas para o bebê. A maioria das clínicas de fertilização conta com bancos de óvulos onde os casais podem encontrar a chance de ter um filho.

"Quem doa mostra uma liberalidade e um ato solidário. Preocupo-me apenas com a receptora, pois o casal tem que estar em muita sintonia para receber a criança como uma benção e não como um problema", afirmou Ogeda"

Por Juliana Crem / Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário