Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, março 15, 2011

Rebeca: Mãe dos gêmeos Esaú e Jacó

“Rebeca era muito especial: ela era a resposta de Deus às orações de Abraão. Se Rebeca era resposta de oração, seu noivo precisava saber disso. E diz a Bíblia que Isaque saíra à tarde para orar no campo quando avistou a caravana que trazia sua noiva. Eles casaram e esperaram vinte longos anos para terem filhos. Isaque orou até que Deus respondesse e Rebeca ficasse grávida.

E ela teve uma gravidez gemelar: Esaú e Jacó eram bivitelinos. Eles se mexiam e lutavam dentro dela. Preocupada, ela orou: "Senhor o que significa isso?" E Deus lhe respondeu: "Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão nas tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro e o maior servirá ao MENOR”. Esaú e Jacó eram muito diferentes. Isaque amava Esaú pelas afinidades com a caça. Já Rebeca amava Jacó.

Era um lar dividido. Os pais e os filhos pensavam e julgavam coisas de maneiras diferentes. Rebeca instruiu Jacó a se disfarçar, enganar e usurpar a primogenitura de Esaú. Ela passou apuros e ficou sem paz de espírito por conta disso” Texto reproduzido. (Fonte: Blog Olhar Cristão de João Cruzué)
 
*Esaú e Jacó é uma história do livro de Gênesis. Trata da relação entre os filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. Segundo a tradição, o filho primogênito tinha direitos exclusivos. Dentre os gêmeos, Esaú nasceu primeiro. Entretanto, nos capítulos 32 e 33 de Gênesis podemos encontrar a reconciliação destes dois irmãos. Machado de Assis baseou-se nessa história para escrever sobre os gêmeos Pedro e Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário