Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, agosto 09, 2011

Maria das Graças e Maria de Lurdes

(Sra Orandina com as filhas Maria das Graças e Maria de Lurdes)

(As tias gêmeas com os filhos gêmeos da sobrinha Samara)

"As minhas tias, Maria das Graças e Maria de Lurdes Amandio são bivitelinas aos nove meses de gestação no dia 11 de março de 1956 na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul.

Minha avó não sabia que esperava gêmeos e tinha 24 anos quando minhas tias nasceram. Ela contou que era de madrugada ainda, ela acordou com dores na barriga e quando levantou para tomar água, a bolsa estourou. Então, ela acordou meu avô que dormia profundamente, para chamar a parteira, Dona Antonia das Dores, que morava cerca de 5 km.

Elas nasceram de parto normal às 7:00 da manhã, com 5 minutos de diferença. A parteira nunca havia feito um parto gemelar. Uma nasceu com 3 quilos e a outra com 2.600 kg, ambas com 47 cm. Foi uma grande novidade e um susto na ocasião, porque os partos de gêmeos eram raros e minha avó havia feito enxoval para apenas um bebê.

Foi muito difícil para minha avó, pois a família trabalhava na roça. Ela precisou parar de trabalhar na roça para cuidar da casa e dos três filhos: João Amandio de 2 anos e as gêmeas. Ela fazia mamadeira com leite de cabra!

(Samara Amandio com as tias Maria das Graças e Maria de Lurdes)

Hoje, minha tia Maria das Graças mora em São Lourenço do Oeste, e Maria de Lurdes em Criciúma, ambas são cidades do estado de Santa Catarina. Minha avó também conta que, apesar de algumas brigas, as minhas tias eram inseparáveis e as vestiam iguais. Por onde passavam, elas pareciam celebridades. Todos queriam ver as gêmeas!

Maria das Graças tem quatro filhos e nove netos. Maria de Lurdes tem três filhos e dois netos, ambas estão com 55 anos. Elas são filhas de Orandina Luiz Amandio (hoje com 76 anos) e José Amandio, falecido em 2002"

Depoimento da sobrinha Samara Amandio, de 21 anos, mãe de gêmeos que já enviou seu relato aqui.

Joinville / SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário