Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, agosto 10, 2011

Síndrome de Couvade - Ele também engravida!

(Foto: Shuterstock)

Eles também ficam grávidos! A gestação é um momento único na vida de uma mulher. Mudanças no corpo, sensações estranhas e vontades inusitadas passam a fazer parte da rotina. Até aí, mesmo na primeira gestação, essas transformações não provocam muito espanto, afinal, elas já são naturalmente esperadas.

O que muitos casais talvez não saibam é que os homens também podem sentir certos sintomas da gravidez. E quem, por acaso, desconfia se tratar de pura e simples fantasia está muito enganado. Tais reações são cientificamente comprovadas e levam o nome de Síndrome de Couvade.

A explicação é totalmente psicológica. Segundo a psicóloga Joseane Souza, do Núcleo de Pesquisas Clínicas e de Patologias, da USP de Ribeirão Preto. "O lado emocional da mulher fica abalado e o do homem também, principalmente em relação às questões financeiras e práticas que envolvem o cuidado com o filho que vai chegar. Alguns pais podem ganhar peso, sofrer com enjôos, sentir desejos e, até mesmo, ter crises de depressão", diz Joseane.

Apesar de causar certa estranheza, a síndrome de Couvade pode ser um bom sinal para o casal. Muitos pais também demonstram certa insegurança durante a gravidez, o que pode assustar algumas mamães. Essa insegurança, entretanto, não significa que o pai não deseja participar desse momento. Algumas vezes ele simplesmente ainda não 'achou seu lugar' no meio de tudo isso ou está reflexivo sobre como será sua vida conjugal após o nascimento do bebê.

Diante desse risco, a psicóloga aconselha a mulher a não deixar de lado a sua vida matrimonial durante a gestação. "O homem não pode se sentir trocado. A chegada de um bebê não implica apenas na preparação do parto. O equilíbrio familiar e a preparação afetiva do casal precisam estar em ordem para receber essa criança", completa Joseane. (Fonte: Vida de Bebê / Terra )

Nenhum comentário:

Postar um comentário