Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, outubro 25, 2011

"The Lone Twin Network" Por Joan Woodward

(Foto ilustrativa / BBC)

ONG oferece apoio a pessoas que perderam irmãos gêmeos!

Para uma psicoterapeuta britânica, o luto vivenciado por uma pessoa que perdeu um irmão gêmeo é muito particular. Joan Woodward perdeu a irmã gêmea aos 3 anos de idade.

Ela fundou a ONG The Lone Twin Network para apoiar pessoas que passaram pela mesma experiência e oferece apoio psicológico.

Com base em depoimentos de 216 pessoas, coletados nos anos 80, ela publicou um estudo sobre o tema.

Incompletude - Em entrevista à BBC, a Joan disse acreditar que no seu próprio caso, por exemplo, a perda da irmã, apesar da pouca idade, teve um efeito profundo e duradouro.

"Não há dúvida de que isso produziu níveis extremos de ansiedade, e de que eu me sentia muito solitária. Encontrei muitos gêmeos que descreveram uma sensação de que algo está faltando, algo que deveria estar lá e não está” Disse Joan. A psicoterapeuta disse também que essas pessoas passam o resto de suas vidas buscando vivenciar novamente aquele tipo de proximidade que sentiram com o gêmeo.

"Para as mães, essa experiência agonizante de ter dois filhos, um morto e o outro vivo, é muito traumática e dolorosa. Uma parte de você adora (um dos bebês) e se sente feliz, outra está de luto e desesperadamente triste." No site da ONG, alguns dos membros tentam colocar em palavras, o que significa a perda de um irmão ou irmã gêmea.

Num deles, um homem com cerca de 60 anos cuja irmã gêmea morreu ao nascer diz: "Durante aqueles dois primeiros anos, eu chorei - assim me contam - mantendo todos à minha volta acordados. A morte de minha irmã ainda me consome. O corpo físico dela morreu no nascimento, mas ela sempre foi parte de mim. Brincamos juntos quando crianças e compartilhamos muitas coisas. Vivemos como (se fôssemos) um".

A ONG conta hoje com cerca de 600 membros. Eles se reúnem duas vezes por ano para compartilhar suas experiências. (Fonte: BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário