Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Superpopulação gemelar em Cuiabá

O bairro Parque Atalaia de Cuiabá tem superpopulação de gêmeos e mães 'culpam' a água

“Eu fiquei apavorada e chorei muito” disse Maria Marta Azevedo quando descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela mora no bairro Parque Atalaia, em Cuiabá (Mato Grosso) onde a ocorrência de casos de gêmeos é grande. Os moradores contabilizam 17 pares entre pouco mais de 3 mil habitantes.

Conforme o obstetra Marcondes Serra, é raro encontrar tantos casos em um bairro pequeno. “Essa superpopulação de gêmeos não é uma simples coincidência. Na maioria dos casos, há registros de gestações gemelares na família. Mas reunir tantos casos em um bairro só é realmente curioso", argumentou.

As mulheres do bairro buscam por uma explicação para tantas ocorrências de gêmeos na região. Elas brincam que um item consumido por todas pode ser um aditivo poderoso. “A gente brinca que a culpa é da água, porque é a mesma consumida por todas nós. Então, toda vez que alguma mulher quer engravidar, nós falamos para ela beber a água daqui”, explicou a moradora Cristina Zuita.

Maria José de Lima é agente de saúde do bairro Parque Atalaia e afirma que o número de gêmeos pode ser ainda maior. “Se for contar entre os casos de gêmeos, trigêmeos e um casal que se mudou daqui há pouco tempo, com certeza temos mais de 20 casos no bairro”, acrescentou.

Entre os gêmeos do bairro estão os irmãos Wellington e Weverton Silva Souza, de 18 anos. Eles dizem que gostam de ter a aparência idêntica.

Depois do susto, Maria Marta já se acostumou com o fato de esperar um casal de gêmeos. Ela está no 8º mês de gestação e afirma que por ter uma irmã gêmea, não esperava engravidar de duas crianças. “As pessoas falam que as ocorrências de gêmeos sempre pulam uma geração. Então fiquei tranquila” destacou.

O médico Marcondes Serra explicou que não há estudos que comprovem essa teoria. “Isso não tem nada a ver. A única coisa que é certeza, é que quem tem ocorrências de gêmeos na família possui mais chance de também ter filhos gêmeos. Do contrário é crença da população”, destacou.

Marcondes salienta ainda que nos últimos anos o número de gêmeos aumentou no mundo inteiro “Até a década de 80, a porcentagem de gêmeos no mundo era de 1,2% no mundo inteiro. Hoje, com as técnicas de fertilização, esse número subiu para 2,8%. A estatística mostra que a cada 80 partos, um é de gêmeos. Esse número sobe 5% caso haja incidência de gêmeos nas famílias dos pais” finalizou.

Por Iara Vilela / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário