Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

sexta-feira, março 30, 2012

Retratos sobrepostos por Caroline Briggs

(Caroline Briggs com a irmã gêmea Kelly. A fotógrafa conta que faz parte de sua experiência querer se parecida e, ao mesmo tempo, ter sua identidade e, ao criar estes retratos, ela quer mostrar um pouco desta luta)

Retratos sobrepostos: diferenças e similaridades de irmãos gêmeos.

A fotógrafa britânica Caroline Briggs iniciou um projeto que explora as noções de identidade entre gêmeos com o uso do recurso fotográfico da exposição dupla, sobrepondo as duas imagens. Caroline tem uma irmã gêmea e queria abordar a questão de uma forma diferente. "Como a maioria dos gêmeos, detesto ser comparada à minha irmã, e a maioria dos outros projetos com gêmeos tem aquele ar de show de aberrações, de comparação e contraste, que me afasta. Ao mesmo tempo em que ainda me interesso pelas semelhanças físicas e diferenças entre gêmeos idênticos, também quero explorar a identidade e o lado de emocional de ser uma das metades de um par." disse ela à BBC.

A técnica de Caroline, de exposição dupla, permite que as fotos sejam examinadas em dois níveis. Existe a tentativa de separar as duas figuras mostradas e encontrar uma forma de enxergar as duas faces, mas também há a exploração mais profunda das duas personalidades. "A batalha entre querer ser parecido e ainda desejar uma identidade separada de seu clone é algo que vivi. Ao criar um único retrato de duas pessoas, surgem as questões a respeito do relacionamento deles e seu desejo, ou falta de desejo, de viver vidas completamente separadas", disse a fotógrafa. Depois que a foto é feita, as imagens são sobrepostas no processo de pós-produção e então as semelhanças nos rostos são reveladas.

A fotógrafa britânica Caroline Briggs explora as semelhanças e diferenças de gêmeos através de fotos com dupla exposição. Acima, Victoria e Rachel.
 
Depois que a foto é feita, as imagens são sobrepostas no processo de pós-produção e então as semelhanças são reveladas, mas algumas diferenças também são mostradas. Acima, Stuart e Tony. 

'Às vezes, alguns traços combinam de forma idêntica, outras vezes, os rostos são tão diferentes', disse a fotógrafa à BBC. Acima, Sophie e Ella.
 
Caroline afirma que, está 'interessada nas semelhanças físicas e diferenças entre gêmeos idênticos, mas também quero explorar a identidade e o lado emocional de ser uma das metades de um par'. Peter e Norman.
 
Existe a tentativa de separar as duas figuras mostradas e encontrar uma forma de enxergar as duas faces, mas também há a exploração mais profunda das duas personalidades nas fotos. Pat e Pauline. 

A fotógrafa afirma que gêmeos mais jovens ainda precisam formar suas identidades, mas quando chegam à vida adulta, isto muda e suas decisões e experiência aparecem mais nas fotos. Acima, Jemma e Courtney. 

"Às vezes, alguns traços combinam de forma idêntica, outras vezes, os rostos são tão diferentes." finaliza a fotógrafa que continua fazendo imagens para o projeto e os gêmeos interessados poderão entrar em contato:
caroline@carolinebriggs.co.uk - (Fonte:BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário