Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, abril 05, 2012

Isobel e Alexander sofrem de fibrose cística

Irmãos não podem brincar juntos por causa de doença

Os gêmeos ingleses Isobel e Alexander Elliott têm fibrose cística e, por isto, correm maior risco de pegar infecções. Quando um fica doente, o outro não pode ficar por perto.

A doença é hereditária e só acontece se os dois pais tiverem o gene recessivo. Neste caso, o risco de que cada um dos filhos tenha o problema é de 25%. A fibrose cística afeta os órgãos internos, principalmente os pulmões e o sistema digestivo, onde se acumula uma camada muito grossa de muco.

“Em um mundo ideal, os gêmeos não poderiam nem ficar na mesma casa, por causa da contaminação cruzada”, contou a mãe Zoe. “Pessoas com fibrose cística não podem se misturar, então temos que ter muito cuidado. Quando um tem uma infecção, eles não podem se beijar nem compartilhar algum objeto que eles estejam usando”, completou.

Mesmo com todos os cuidados, os dois sofrem muitas infecções, e as visitas ao médico fazem parte da rotina da família. “Preciso fazer malabarismo para ficar com um em casa e o outro no hospital”, disse a mãe. Além disto, os meninos ficam entediados quando não podem ficar um com o outro.

A solução dos pais é propor brincadeiras, e os objetos prediletos são bolhas de sabão e flautas. A ideia é usar o sopro para tentar “limpar” os pulmões das crianças.

(Fonte: G1 / Foto: Daily Mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário