Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, abril 17, 2012

"Pulmão de Aço" Por Eliana Zagui

Caro leitor, este post nada tem a ver com o universo gemelar. Porém, assisti a matéria do repórter Eduardo Ribeiro, exibida no Domingo Espetacular (TV Record) domingo (15/04) sobre a história da escritora abaixo e fiquei emudecida.

“Sou Eliana Zagui, nascida em Guariba – interior de São Paulo, no dia 23/03/1974. Desde um ano e nove meses de idade, moro no Hospital das Clínicas - SP, devido a Poliomielite (Paralisia Infantil) a qual me paralisou do pescoço para baixo, obrigando-me viver 24 horas num respirador artificial.

Vivendo e morando todo esse tempo no hospital, pude aprender de tudo um pouco que uma pessoa dita "normal” é capaz. Aprendi a ler, escrever, pintar, virar páginas de livros e revistas, teclar no computador, no telefone, colar adesivos e muito mais, somente com a boca.

Sejam bem vindos (as) ao meu site, o qual foi feito com total dedicação, amor e carinho, pelo meu verdadeiro amigo, irmão e companheiro de quarto, que serei sempre grata a ele em todo momento, Paulo Henrique Machado.

Paulo tem 44 anos e também mora desde pequeno no Hospital das Clínicas - SP, devido a Poliomielite. No caso dele, a pólio foi mais amena deixando os braços em movimento. Pois mesmo em meio às dificuldades, consegue realizar seus belos sonhos, sejam eles em forma de computação gráfica ou em seu amor.

Agradeço muito a Deus por tudo que sou e tenho, pois graças a Ele que consegui e não deixarei de lutar pelo que quero, sonho e é claro que tudo acontece conforme o teu propósito em minha vida. Agradeço também as faxineiras, zeladores, seguranças, porteiros, copeiros, cozinheiras, nutricionistas, enfermeiras, médicos, gasoterapia, mecânica, os setores de psicologia, odontologia, radiologia, relações públicas, serviço social, serviço voluntariado, amigos internautas ou não.

São infinitas as pessoas que merecem ser agradecidas e peço perdão por ter esquecido de alguém, pois mesmo eu tendo a família do meu sangue, que me deu a vida, que lutaram para me trazer ao Hospital das Clínicas - SP, o qual onde além de ter sobrevivido, pude construir a minha família, independente dos defeitos, qualidades e modo de pensar de cada um. QUE DEUS NOS ABENÇOE INFINITAMENTE EM TUA GRAÇA” 

(Quadro pintado com a boca por Eliana Zaqui) 

Paulo Henrique Machado, o melhor amigo de Eliana e o único que sobreviveu além dela, tornou-se designer gráfico e começa a trabalhar com filmes de animação. 

Paulo Henrique Machado, Eliana Zagui e o mar

Eliana Zagui acaba de lançar o livro “Pulmão de Aço”. A colunista Eliane Brum escreveu um texto sobre a história de Eliana que vale a pena ler, para a revista Época. 
Contato: eliana-zagui@uol.com.br

16 comentários:

  1. Parabéns que Deus continue iluminando você e o Paulo. Antonio de Goiânia, vitima de polio em 1977.

    ResponderExcluir
  2. Uma palavra única:

    PARABÉNS!

    Uma colega de classe da faculdade narrou a sua história e mostrou um vídeo, comoveu toda a sala.

    Isso sim é dar valor ao dom que DEUS nos deu, a VIDA!

    Marcos Oliveira
    Itaquaquecetuba - SP

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS!!!!
    Vc é um exemplo de superação, que Deus continue te iluminando.
    Bjs e fica com Deus.
    Elisangela B. Ferreira
    Guarulhos-SP

    ResponderExcluir
  4. Li o livro em 2 dias, e por várias vezes chorei no decorrer da leitura.Definitivamente mostra o quão pequenos são nossos problemas!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! não li o livro ainda... não vejo a hora. Um Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  6. carlos André pinheiro lima15 de maio de 2012 às 23:56

    Parabéns Eliana li seu livro é magnifico a lição de vida que passa para nós obrigado por compartilhar conosco momentos dificeis de suas vidas que souberam enfrentar com fé em Deus e sabedoria,vou conhecer vocês sou do norte de minas,e aprendi algo muito importante ao ler o livro quando acredita a vida não tem limites que barra a nossa felicidade beijos e um grande abraço.Meu e-mail é aplcarlos@hotmail.com.

    carlos André pinheiro lima

    ResponderExcluir
  7. Eliana,Tenho 42 anos Pai de 3 filhos, e casado a 20 anos,gostaria de deixar aqui a minha mensagem,pois agradeço a deus por ter tido a oportunidade de ler o seu livro, e conhecer a sua história ,e de seus amigos.
    Vejo agora como Deus realmente é grande,pois nada é por acaso, e pode ter certeza que à partir de hoje sou um admirador de sua pessoa,e se Deus e você permitir vou pessoalmente conhecer você, e a ala do hospital HC ai em São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Eliana, li o teu livro rapidinho. Gostei muito. Também tive "Poliomielite" aos dez neses de idade. Embora morássemos no interior, meus pais me acudiram logo, encontraram em São José do Rio Preto, um médico pediatra que me ajudou muito. A fé dos meus familiares contribuiram bastante, fui agraciada com um milagre, pois Sou quase normal, se é que se pode chamar de normal uma pessoa que teve essa doença, tive tres filhos, lindos , graças a Deus. Trabalhei 32 anos, aposentei-me, mas desenvolvi sindrome pós pólio. Faço manutenção com alguns médicos muito legais. Graças ao teu livro, muitas pessoas vão entender as dores que a gente sente. Que não são emocionais. Bom tenho um monte de coisa pra falar, mas vou deixar para uma próxima vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.. Estou fazendo um trabalho sobre a sindrome da poliomielite e sobre o aparelho pulmão de aço, estou em busca de pessoas que contrairam o vírus e como foi a sua trajetoria até hoje, como vc convive dentro da sociedade, e sobre a pós póliomielite... gostaria de entrar em contato com vc, poderia me passar seus contatos? ou me ligar 99625-7163.

      Excluir
  9. Amei, amei que Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  10. Que Deus lhes abençõe sempre, é admiravel a força que tens de viver, somos perfeitos e temos sempre algo a reclamar, seu sorriso, sua vontade de viver me inveja, vou ler o seu livro, pois chorei ontem quando ouvi sua história. Que Deus continue lhe dando essa garra e essa vontade de viver, a você e ao sei irmão de coração, que Deus continue cuidando de vocês...

    ResponderExcluir
  11. Ótimo livro, recomendo. Com certeza darei de presente, assim outras pessoas poderão conhecer a história de Eliana Zagui.

    Verônica Kretzschmar Medeiros

    ResponderExcluir
  12. Eliana tive poliomelite aos tres anos de idade e eu aprende muito com você. não tenho a mesma força que você. Eu tenho um sonho de consultar nesse hospital porque a uns anos atras eu perdi muito os movimentos dos braços que me dificulta muito a realizar as minhas tarefas de casa sou casada com pessoa maravilhosa e tenho filho pois ambos me ajudam muito.Pois tem dia que não tenho forças nenhuma nos braços.Eu agradeço a deus por ter de conhecido no fautão pois você é tão iluminada por deus .Se todas as pessoas que não tem nada fosse como você o mundo de hoje seria melhor de se viver.Felicidades pra você tenho muitas coisas pra de falar mas quem sabe um dia .

    ResponderExcluir
  13. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE...
    ” “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

    Parabenizo e homenage-o por meio deste a escritora ELIANA ZAQUI e toda sua equipe pela elaboração, edição e lançamento do livro “PULMÃO DE AÇO”. PARABÉNS pelo EXCELENTE TRABLHO, DETERMINAÇÃO, PROFISSIONALISMO E SUCESSO, realizado neste belíssimo trabalho feito com muita dedicação. Um brinde pelo SUCESSO! O seu potencial de trabalho é de grande valor para a comunicação brasileira. Eu sei das tuas tensões, dos teus vazios e da tua inquietude. Eu sei da luta que tens travado à procura de paz. Sei também das tuas dificuldades para alcançá-la. Sei das tuas quedas, dos teus propósitos não cumpridos, das tuas vacilações e dos teus desânimos. Eu te compreendo... Imagino o quanto tens tentado para resolver as tuas preocupações profissionais, familiares, afetivas, financeiras e sociais. Imagino que o mundo, de vez em quando, parece-te um grande peso que te sentes obrigado a carregar. E tantas vezes, sem medir esforços. Eu conheço as tuas dúvidas, as dúvidas da natureza humana. Percebo como te sentes pequeno (a) quando teus sonhos acalentados vão por terra, quando tuas expectativas não são correspondidas. E essas inseguranças com o amanhã. E aquela inquietação atroz em não saberes se amanhã as pessoas que hoje te rodeiam ainda estarão contigo. E, por tudo isto sofre, e te sentes como um barco sozinho num mar imenso e agitado. Eu sei o quanto te dói os teus limites humanos e quanto, às vezes, te parece difícil uma harmonia íntima. Eu te compreendo... Compreendo até tuas mágoas, a tristeza pelo que te fizeram, a tristeza pela incompreensão que te dispensaram, pelas ingratidões, pelas ofensas, pelas palavras rudes que recebeste. Compreendo até as tuas saudades e lembranças. Saudade daqueles que se afastaram de ti, saudade dos teus tempos felizes, saudade daquilo que não volta nunca mais... E os teus medos? Medo de perderes o que possuis medo de não seres bom para aqueles que te cercam, medo de não agradares devidamente às pessoas, medo de não dares conta, medo de que descubram o teu íntimo, medo de que alguém descubra as tuas verdades e as tuas mentiras, medo de não conseguires realizar o que planejaste, medo de expressares os teus sentimentos, medo de que te interpretem mal. Eu compreendo esses e todos os outros medos que tens dentro de ti. Sonhas com uma vida melhor, mais calma, mais significativa. Sei também que tens belos planos para o amanhã. As páginas da vida são cheias de surpresas... Há capítulos de tristeza, mas também de alegrias, mistérios e fantasias, sofrimentos e decepções. Por isso, não rasgue páginas e nem solte capítulos. Não se apresse a descobrir os mistérios. Jamais perca as esperanças! Pois muitos são os finais felizes. E nunca se esqueça do principal: No livro terrestre da Vida, O Autor é Você! Receba esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Deixo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na sua conta a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre você e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.


    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA SE TORNA ATRAVÉS DELE.”

    DESEJO SUCESSO!


    PAULINHO SOLUÇÃO
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP

    ResponderExcluir
  14. PARABENS!!!!!
    ESSE É O MAIS LINDO EXEMPLO DE DETERMINAÇAO,FORÇA DE VONTADE E PRINCIPALMENTE, EXEMPLO DE FÉ....QUE DEUS ESTEJA SEMPRE EM SEU CAMINHO...BEIJOS CARINHOSO DE Marlem Blena.
    espero que continue assim,nunca perca a FÉ em DEUS e a FÉ na VIDA.....

    ResponderExcluir