Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Fatores que diminuem a chance de gravidez

(Sarah Oliveira espera uma menina)

A dificuldade de engravidar em pessoas férteis pode ser explicada pelos hábitos errados. São vários os fatores clínicos que podem influenciar na possibilidade da mulher engravidar, mas alguns simples hábitos dos pais também acabam contribuindo para aumentar a dificuldade da concepção.

Nos casos em que nem o pai, nem a mãe apresentam algum problema em seus órgãos reprodutores que leve à infertilidade e mesmo assim não conseguem gerar uma criança, a explicação pode estar no estilo de vida do casal.

De acordo com o ginecologista Dr. Joji Ueno, o casal só pode ser considerado infértil após ausência de gravidez depois de 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de método anticoncepcional. “Após um ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar assistência médica para uma avaliação adequada.

Durante esse período, analisamos o estilo de vida do homem e da mulher, os hábitos alimentares, o nível de estresse, a ansiedade e a forma como o casal está lidando com a dificuldade de concepção”, explica o médico.

Fatores que influenciam na gravidez

IDADE - A idade da mulher pode interferir diretamente na fertilidade. Normalmente, as mulheres são mais férteis entre os 19 e 26 anos. Nesse período, elas tem mais chances de engravidar, principalmente no dia fértil. A partir dos 27 até 34 anos, a fertilidade feminina é reduzida para 40%. Entre os 35 e 40, a chance é de apenas 30%. Já a idade do homem não influencia muito. “As mulheres são mais férteis por volta dos 28 anos, quando apresentam 25% de chances de engravidar por mês. Depois disso, as chances vão diminuindo a cada ano, os óvulos vão perdendo o seu conteúdo genético, o que pode provocar alguma falha durante uma gestação tardia e resultar em uma má-formação do bebê”, esclarece o Dr. Joji Ueno.

EXERCÍCIOS FÍSICOS - Um fator que pode beneficiar a gestação é a pratica de exercícios físicos, mas tome cuidado para não exagerar e obter o efeito contrário: “Mulheres que praticam qualquer atividade física durante 7 horas semanais apresentam uma taxa maior de infertilidade. Nos homens, a prática de exercícios não parece ter influência, exceto quando feito com bicicleta. Homens que ficam mais de 5 horas por semana sentados na bicicleta costumam apresentar uma qualidade pior do sêmen”, alerta o especialista.

ALIMENTAÇÃO - Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde e também para a reprodução humana. É importante manter o cardápio com todos os tipos de alimentos, inclusive os nutrientes com função antioxidante, que são essenciais para combater os radicais livres e preservar a fertilidade. O ideal é incluir na alimentação diária frutas vermelhas, como morango, uva e tomate.

FATORES PSICOLÓGICOS - “Apesar de não interferir no tratamento de fertilidade, outro fator que influencia a infertilidade é o estresse. Ele bloqueia a comunicação hormonal e interfere no processo de ovulação das mulheres. Nos homens, causam problemas de impotência, dificuldades de ejaculação e alterações na qualidade dos espermatozoides”, ressalta o Dr. Joji.

TABAGISMO - Na mulher, o cigarro interfere na implantação do óvulo concebido. No homem, o cigarro está associado à redução na qualidade do sêmen, incluindo alterações nos níveis hormonais e na função espermática. A interrupção do cigarro pode melhorar a qualidade do sêmen.

ÁLCOOL - O consumo exagerado de álcool na mulher pode provocar uma alteração no funcionamento normal do sistema regulador cerebral, que é responsável pela produção dos hormônios femininos. No homem, o álcool gera uma interferência direta na concepção e implantação.

Por Camila Saipp / Corpo a Corpo / Foto Caio Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário