Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

terça-feira, março 05, 2013

Mães de Piracicaba (SP)

(Mães pedem vagas para filhos no período integral em creches de Piracicaba.
Foto: Fernanda Zanetti)

Falta de vaga em tempo integral em creche prejudica mães em Piracicaba

Quatro mães reclamam da falta de vagas no período integral em creches do bairro Mário Dedini, em Piracicaba (SP). As mulheres alegam que a permanência das crianças em apenas meio período nas escolas as tem prejudicado. Muitas delas tiveram que deixar o trabalho. As crianças aguardam vaga nas instituições escolares Professora Olívia Caprânico e José Francisco Alves.

Com gêmeos de dois anos, a auxiliar de limpeza Daiane Cristina Palma, de 28 anos, conta que procurou vários órgãos públicos para resolver o problema. Os meninos aguardam vaga integral na escola Professora Olívia Caprânico. “Meus filhos ficam no período da manhã e eu não tenho com quem deixá-los à tarde. Muitas vezes, tenho que deixar o trabalho para buscá-los. Procurei a Prefeitura, a Secretaria de Educação e a Defensoria, mas até agora nada. Corro o risco de perder meu emprego.”

O caso da auxiliar de limpeza Elzi Azevedo Ferreira, de 37 anos, é semelhante. Ela tem um filho de 3 anos que frequenta a mesma escola que os gêmeos da Daiane. Elzi também não tem com quem deixar o filho. “É complicado. Procurei a Defensoria Pública e não estou conseguindo resolver. Eu queria ter condições de pagar alguém para ficar com ele ou colocá-lo em uma escola no período integral, mas não tenho condições”, contou desesperada.

As mães disseram ao G1 que procuram a escola, levaram os documentos que comprovam que são trabalhadoras registradas, que moram no bairro, mas não conseguiram a vaga. Segundo elas, a coordenação da escola alega que não há vagas e que é preciso aguardar em uma fila.

Procurando emprego, Camila Neves Cardoso, de 18 anos, que tem uma filha de 11 meses, não consegue se candidatar às vagas de emprego. “Como vou conseguir trabalho se não tenho com quem deixar a minha filha? Eu procurei a escola Professora Olívia Caprânico, mas disseram que não tem vaga integral. É complicado, pois me sinto impotente, porque não tenho o que fazer.”

Já os filhos da ajudante de cozinha Jéssica Francyelle Lazarine, de 21 anos, estudam na escola José Francisco Alves, no mesmo bairro, e enfrentam o mesmo problema. “As crianças tem três e cinco anos, são muito pequenas e não tenho com quem deixá-las. Pedi a conta nesta semana por causa disso, mas minha chefe não aceitou. Disse para eu procurar ajuda e tentar resolver o problema, mas eu não sei mais a quem recorrer.”

A Prefeitura de Piracicaba informou, por meio da assessoria de imprensa, que todas as escolas municipais oferecem turmas integrais e parciais. "As vagas que ocupam o período todo são preenchidas primeiro de acordo com análise dos casos de crianças com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social, que são poucos os casos", afirmou em nota.

A assessoria também informou que as vagas integrais são destinadas, prioritariamente, às mães que trabalham 40 ou mais horas semanais, em período também integral. E disse que as vagas são classificadas por ordem de situação socioeconômica da família como um todo e relatou que é o Conselho da Escola, formado por membros da comunidade local, juntamente com a equipe escolar, que classifica essas famílias por ordem de necessidade da vaga, seguindo critérios definidos pela Secretaria Municipal de Educação. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário