Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quarta-feira, abril 10, 2013

Marco Aurélio Simon desaparecido em 1985

(Marco Antonio, irmão gêmeo de Marco Aurélio em foto tirada por volta de 2006)

(Foto de Marco Aurélio, e seu pai com o cartaz 'procura-se' 
na época do seu desaparecimento)

O misterioso desaparecimento do escoteiro Marco Aurélio Simon
No dia 08 de junho de 1985, um grupo de cinco pessoas, sendo quatro garotos do grupamento de Escoteiros Olivetanos, subiram rumo ao Pico dos Marins, situado na divisa dos municípios de Piquete e Cruzeiro, na Serra da Mantiqueira. Possui 2.420,7 metros de altitude e é considerado o 2º maior pico do estado de SP.

O grupo era formado pelos escoteiros Marco Aurélio Bezerra Bosaja, Ricardo Salvione, Osvaldo Lobeiro, Ramatis Rohm e pelo instrutor e líder do grupo, Juan Bernabeu Céspedes. Porém, um participante não retornou dessa trilha. Aos 15 anos, Marco Aurélio Simon desapareceu de uma forma misteriosa, sem deixar qualquer tipo de pista ou rastro, contou o pai, Ivo Simon.

Na excursão, o escoteiro Osvaldo Lobeiro se machucou, e Marco Aurélio, como monitor da equipe, se ofereceu para ir à frente do grupo abrindo caminho e em busca de socorro – e teve o consentimento do líder. Ele desapareceu sem deixar qualquer vestígio. Quase 30 anos após o desaparecimento de Marco Aurélio, a família ainda sofre, mas ainda mantem a esperança. O jornalista Ivo Simon e sua esposa Thereza Neuma, não acreditam na morte do filho desaparecido.

(Vista do Cume do Pico dos Marins, local do desaparecimento de Marco Aurélio)

Durante 28 dias, mais de 300 pessoas entre voluntários, bombeiros e equipes especializadas em salvamento e busca na selva, vasculharam a região do Pico dos Marins, a pé, com helicópteros e com um avião da força aérea. Sem sucesso. Nenhum corpo, nenhum pedaço de roupa ou rastro na terra foi achado. Foi como se Marco Aurélio tivesse "evaporado". A polícia procurou tão bem e de forma tão minuciosa, que um soldado perdeu uma faca no meio do mata e, na busca do dia seguinte, ela foi encontrada. Mas não houve pistas de Marco Aurélio. “Foi uma das maiores buscas já realizadas no país” disse Ivo Simon. A família desesperada percorreu o Brasil em busca de qualquer notícia.

Marco Aurélio Simon era um garoto curioso. Tudo o que fugia do convencional despertava seu interesse. Na adolescência, além de se dedicar ao escotismo, chegou a fazer um curso de detetive por correspondência, tamanho era o seu interesse pelos mistérios do mundo. Mas foi a sua própria história que acabou se tornando um dos mais intrigantes enigmas ocorridos em terras brasileiras.

Marco Aurélio tem um irmão gêmeo e de acordo com a passagem do tempo - principalmente os pais - ficam imaginando como estaria seu filho na atualidade, observando o outro filho, Marco Antonio, irmão idêntico de Marco Aurélio. 


Em 2006 o jornalista Rodrigo Nunes, lançou o livro "Operação Marins - O Sumiço do Escoteiro Marco Aurélio", onde conta os detalhes do desaparecimento e busca pelo escoteiro Marco Aurélio Simon. Em 2008, o autor lançou um segundo livro "Operação Marins 2 - Novas Descobertas", complementando os fatos sobre o caso do escoteiro desaparecido.

Em 1990, o inquérito policial foi arquivado sem conclusão. O caso do desaparecimento do escoteiro Marco Aurélio Simon se transformou em um dos mais incríveis desaparecimentos inexplicáveis do mundo. (Fonte: Blog Além da Imaginação)

13 comentários:

  1. Sr. Ivo, D. Neuma, Marco Antonio, Adriana, Patricia e Fabio - Meus sentimentos são sempre de muita dor pois até hoje tenho a crença de poder encontrar meu companheiro e amigo, não morto, mas sim vivo. Por muitas e muitas vezes já pensei o que eu pessoalmente poderia ter feito diferente naquele episódio que pudesse ter mudado tudo isto... Lamento muito, mas assim como o Marco Aurélio eu era pouco mais que um menino naquela época. Hoje sou pai e posso imaginar a dor de vocês. Por favor, contem comigo caso necessitem. Sabem onde me acharem. Beijo carinhoso a todos vocês. Ricardo Salvioni.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,
      Muito obrigado por suas palavras. Saiba que nessa história, acreditamos que todos somos vítimas de um mesmo fato, a única culpa no nosso entender - foi do chefe Juan, que autorizou o Marco Aurélio a seguir sozinho. Muitas felicidades a você e a sua família, e fique em paz. Abraços,
      Marco Antônio

      Excluir
    2. Ricardo,
      Muito obrigado por suas palavras. Saiba que nessa história, acreditamos que todos somos vítimas de um mesmo fato, a única culpa no nosso entender - foi do chefe Juan, que autorizou o Marco Aurélio a seguir sozinho. Muitas felicidades a você e a sua família, e fique em paz. Abraços,
      Marco Antônio

      Excluir
    3. Meu pai conhece um homem...aparentemente ñ sabe seu nome verdadeiro..ñ sabe de onde veio nem quem sao seus país...ñ tem ninguém aqui por ele...bem eu ñ tenho certeza de nd ....ele se chama José Aurélio só isso q ele lembra...ele mora em Alagoas ....meu número (82)93284644

      Excluir
  2. tenho um tio que desapareceu assim também nunca mais apareceu nen roupas nen vestígios nen nada ate hoje fica o mistério sera aonde esta o tio Paulo morava na cidade de vacaria rio grande do sul.

    ResponderExcluir
  3. Ei vi a reportagem na Record , fiquei muito triste com esta notícia , tenho hoje um filho com a mesma idade do Marco Aurélio . chateado , fiquem com Deus ..............

    ResponderExcluir
  4. Eu vi a reportagem na record e procurei o site fiquei muito triste mas pq a, policia nao procurou o motorista que dis ter dado carona p ele na minha opiniao o chefe da escursao teve alguma coisa a ver com o desaparecimento do menino pois a relatos que os escoteiros disem que ele acompanhou o menino e q depois voltou e juntou ao grupo e tambem queele deixou os meninos e procurou marcos por cinco horas depoiso menino nunca mais apareceu Edjanebarbosadossantos

    ResponderExcluir
  5. segundo meu tio que era irmão do tio Paulo ele sumio também em 1985 e ate hoje não temos noticias dele nada mesmo e um mistério sera que esta morto sera que esta vivo ficou no ar a pergunta eu também acredito em abdução em seres de outro planeta tal que podem ter levado ele porque não deichou nenhuma pista e ningeun viu ele na noite que desapareceu fisemos buscas com os bombeiros a policia de vacaria e também de porto alegre vieran ajudar.

    ResponderExcluir

  6. “Não quero incriminá-lo, não existem provas. Mas os escoteiros contaram que Juan chegou a acompanhar meu filho por um trecho quando ele foi buscar ajuda. Depois ele voltou, pegou o resto do grupo e desceu a montanha por um outro caminho”.
    Quando o grupo finalmente chegou a base, Juan voltou sozinho ao local e procurou Marco Aurélio por umas cinco horas. Só depois ele voltou e comunicou o sumiço.( Esse trecho do pai diz tudooooooooooooooooooooooooooooooooo)

    ResponderExcluir
  7. Nossa bem estranho esta história deste menino minhas solidariedades ao seu Ivo , meu nome é Márcio Alves dos Santos tenho 43 anos de idade sou de maio de 1970,e peço a Deus q voces irão de encontrar uma respostas sobre este desaparecimento deste menino.

    ResponderExcluir
  8. quando vi está reportagem chorei e estou escrevendo este comentario chorando,Marco Aurélio é ou era diferente,eu te amo

    ResponderExcluir
  9. Marco Antonio,
    Obrigado pela resposta. Caso possa ainda ajudar em algo, contem comigo. Por favor, não deixem de me avisar quando o nosso irmão e amigo for encontrado. Continuo a disposição caso você, seu pai ou alguem de sua familia ainda precisar confirmar ou se quiserem saber ou confirmar algo daquela história, daqueles dias. Abraço a todos, Ricardo Salvioni

    ResponderExcluir