Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

segunda-feira, maio 06, 2013

Leila Cristiane Ribeiro Castro tem quadrigêmeas em Jacareí II

(Após despedida da equipe do hospital, quadrigêmeas estão na casa dos avós paternos em São José dos Campos / Foto Divulgação/Hospital São Francisco)

Quadrigêmeas nascidas em Jacareí estão reunidas em casa após 77 dias

Cerca de 40 trocas de fraldas por dia, 32 mamadeiras, 15 latas de leite em pó e uma média de três horas de sono. Assim tem sido a rotina do eletricista Lucas Goulart Castro, de 29 anos, e sua mulher, Leila Cristiane Ribeiro Castro, de 34 anos. Há oito dias, eles estão em casa com as quadrigêmeas Lívia, Laura, Luíza e Lorena que nasceram em fevereiro, mas ficaram internadas mais de um mês no Hospital São Francisco em Jacareí, no interior de São Paulo, por terem nascido prematuras de sete meses.

Laura, Luíza e Lorena tiveram alta no dia 7 de abril. Já Lívia recebeu alta no dia 25, após 77 dias de internação. Elas nasceram com pesos que variavam entre 945 gramas e 1,4 kg e deixaram o hospital muito mais 'fortes' com pesos entre 2,035 kg e 2,735 kg.

Segundo o pai, após a alegria de receber as filhas em casa, teve início uma verdadeira maratona para conseguir cuidar de quatro recém-nascidas. "Elas tem uma rotina regrada, hora para tudo; já nós não temos mais tempo para nada. Mas estamos muito felizes", disse. Além do trabalho, os gastos aumentaram muito. Segundo ele, para garantir que todos os cuidados sejam oferecidos às filhas, um batalhão de pessoas tem ajudado no dia-a-dia.

Os avós paternos, amigos, parentes e duas funcionárias dão o suporte à Leila. Castro contou ainda que uma das babás, contratada para o turno da noite, desistiu do trabalho. Juntos, um grupo de pelo menos seis pessoas se reveza para dormir, trocar fraldas e fazer as mamadeiras.

Os pais em visita às quadrigêmeas na UTI Neonatal
Gestação - O quarteto veio ao mundo por meio de fertilização in vitro, depois que Leila descobriu que não conseguiria engravidar. Embora não seja considerado exatamente raro, o caso é incomum. Leila teve uma gravidez com restrições. A dona de casa enfrentou enjôos, vômito e desconforto. No primeiro ano de vida, a família vai permanecer no Vale do Paraíba antes de mudar para Mogi das Cruzes. "Aqui nós temos ajuda de amigos, parentes e realmente precisamos. Lá estaremos sozinhos", explicou o pai.

Casos de quadrigêmeos são raros no país. De acordo com dados da Confederação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a cada 1,5 milhão de gestantes apenas uma espera quadrigêmeos de forma espontânea.
Por Suellen Fernandes / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário